Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

1ª Olimpíada de Português


MEC e Itaú Social lançam Olimpíada de Língua Portugesa
Programa tem objetivo de melhorar a formação de professores e estimular leitura e escrita em escolas públicas de todo país. Projeto vai alcançar 6 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio.


Temática
O Lugar Onde Vivo é o tema central da Olimpíada e será desenvolvido em três gêneros textuais — poesia, memória e artigo de opinião. “A idéia é que os alunos reflitam sobre os desafios de sua comunidade e expressem suas idéias nos textos”, diz Antonio Matias. No total, a Olimpíada terá cinco etapas. Na primeira, representantes dos pais, professores e da comunidade irão selecionar até 134 mil textos. Na segunda fase, especialistas em língua portuguesa e representantes das secretarias de ensino, universidades e comunidade terão a missão de escolher até 25 mil melhores trabalhos. Posteriormente, a Olimpíada entra na fase em que serão definidos os 500 semifinalistas. Estes trabalhos seguem, depois, para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão à final.

Para aprimorar seus trabalhos, os alunos que alcançarem este estágio passarão por oficinas de leitura e escrita nas cidades-pólo do programa: Belo Horizonte (MG, ES e RJ); São Paulo (SP); Curitiba (Região Sul); Goiânia (Centro-Oeste) e Belém (Região Norte). Os estudantes e professores do Nordeste participarão de atividades em Fortaleza (Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) e Recife (Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe). A última etapa será marcada pelo encontro dos 150 finalistas, em Brasília, onde serão escolhidos os 15 vencedores.


Premiação

Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 150 finalistas, alunos e professores, medalhas de prata e aparelhos microsystem. Aos 15 vencedores, alunos e professores, na etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 15 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca. Os municípios de origem dos vencedores receberão selo concedido pelo MEC.


Quem pode participar
Municípios do território brasileiro
Escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio e seus professores que atuem com:
Alunos de 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (ou séries equivalentes do ciclo de 9 anos)
Alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio

Cronograma de atividades:
Adesão das redes de ensino e inscrição das escolas: de 19/02 a 14/04
Envio do texto para o município: até 18/08
Envio do texto para o estado: até 08/09
Comissões estaduais: de 1º a 10/10
Oficinas regionais: 21/10 a 19/11
Comissão finalistas: 20/11
Comissão final: 21 a 30/11
Premiação nacional:1º/12