Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

sábado, 13 de agosto de 2011

Ana Maria Machado - escritora

Com surpresa e enorme satisfação, a biblioteca "Dr. Antônio" recebeu mais de 50 livros de literatura infantil, enviados pela autora Ana Maria Machado, sexta ocupante da cadeira número um (1) da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é o poeta Adelino Fontoura. A indicação de nossa escola foi feita por nosso ilustre cidadão piedense, José Murilo de Carvalho, também membro da referia Academia. 


Ana Maria Machado (Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1941) é uma jornalista, professora, pintora e escritora brasileira.
Formada em Letras pela Universidade do Brasil, Ana Maria Machado lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos na Rádio Jornal do Brasil. Foi uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Nessa década ela publicou mais de quarenta livros, e em 1981 recebeu o Prêmio Casa de Las Américas com o livro De Olho nas penas.
O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil. No mesmo ano foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 1978.
Em 19 de julho de 2011 em entrevista no Programa do Jô declarou que já vendeu, em todas traduções, algo em torno de 19 milhões de exemplares de suas publicações

Um comentário:

  1. Muito legal também sou fã da escritora Ana Maria Machado e pra mim seria um sonho realizado poder ter acesso a toda a sua coleção. Tenho adquirido alguns via internet e este ano estou trabalhando suas obras com meus alunos do 5º ano so que na nossa escola não temos ainda uma biblioteca.Mas como vcs são sortudos aproveitem bem os livros que ganharam da autora. Parabénsss!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.