Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

quinta-feira, 26 de março de 2009

Tema 2009 - História, Professor José de Araceli Alves

As aulas de História do professor José de Araceli Alves, a cada ano letivo, são enriquecidas com temas geradores que norteiam e incentivam os alunos na execução das atividades diárias.
A cada bimestre os alunos fazem uma auto-avaliação tendo como linguagem e parâmetro, o tema.
O tema apresentado em 2009, é a "TRAVESSIA SOBRE A PONTE DE HERÁCLITO", que tem como símbolo o quadro do artista francês René Magritte – A PONTE DE HERÁCLITO – pintado em 1935.






Por causa das nuvens, a ponte parece inacabada ou até interrompida, mas o reflexo nas águas do rio indica que há ainda um caminho a ser percorrido para atravessar de uma margem à outra. Então é a partir desse ponto, sem guias ou placas de sinalização, que a aventura realmente começa. (Heráclito – 550 a 480 a.C.)
"Dê o primeiro passo com fé. Você não precisa ver toda a jornada. Apenas dê o primeiro passo".
(Martin Luther King Jr.)
"E, depois, apenas o outro passo. E, depois, apenas o outro passo. E, depois, apenas o outro passo".
(Dr. Lair Ribeiro)
Objetivos a serem alcançados:
- estimular os aspectos críticos e criativos dos alunos;
- ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades;
- levar o aluno a exercitar a auto-estima, demonstrando de que ele é capaz de "atravessar a Ponte de Heráclito";
- dinamizar o desenvolvimento das aulas e avaliações;
- ter uma linguagem própria na comunicação durante a explanação dos temas curriculares;
- valorizar a participação, a criatividade e a dedicação dos alunos através de mensagens de otimismo por intermédio de frases, contos, metáforas, exemplos práticos vivenciados por personagens históricos ou pessoas conhecidas da comunidade – muitas dessas pessoas, do nosso convívio.
- ter uma metodologia própria para desenvolver com mais eficiência a aula expositiva, a leitura, o audio-visual, a demonstração, o trabalho em equipe e o desenvolvimento na prática do que foi aprendido.

2 comentários:

  1. O professor José de Araceli Alves é um eterno mestre. A mim, proporcionou viagens durante a historia da humanidade que me levaram a crer que a cada capitulo estudado eu realmente revivia cada época. O seu profissionalismo, dedicação e ética ficaram gravados no coração de cada aluno que um dia horronzamente teve a oportunidade de aprender com ele. Seu carisma, sua competência, habilidades em geral serão eternamente vividas e relembradas por todos que conviveram e convivem com ele.

    Nas aulas de história consegui embarcar no trem das sete horas, aquele último do sertão, comprei farinha e entendi o sabor da farofa, descobri o herói brasileiro e me diverti muito na Route 66, sonhei com Grand Canyon e bailei ao som de Carmem Miranda! Hoje com o meu sapato 36, pois não calço 37, continuo minha caminhada, mas jamais me esquecerei das minhas aulas queridas e do meu grande professor amigo.

    Carinhosamente:
    Camila Hilária Nogueira

    ResponderExcluir
  2. eu achei que esta postagem foi muito boa por falar de coisas em que o professor Araceli ja muito me ensinou,por ex;buscar estorias que agente nunca viu falar, por ser estorias antigas,è falar sobre algo que ja aconteceu a muito e muitos tempos atràs ,poriço ja me diverte com os colegas ,passamos juntos algo que foi quase uma història de 3anos seguido,em sere e em classe.HISTÒRIA È A VIRTUALIDADE EM QUE TODOS TEM NAS SUAS MENTES. myke camilo leite.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.