Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Congada e Moçambique

Nos dias 12 e 13 de setembro fui ao Colégio Estadual Doutor Antônio Batista a convite do professor José de Araceli Alves para falar aos alunos e professores sobre pesquisa que fiz e que resultou no livro Congada e Moçambique em Piedade do Rio Grande: passos da folia e da fé. Além de falar sobre a trajetória da pesquisa de campo realizada, mencionei as particularidades do terno de Congada e Moçambique de Piedade em comparação aos demais pesquisados. Das tradições escravocratas preservadas até o atual momento e sua importância como bem cultural imaterial.
Além do terno de Congada e Moçambique mencionei a importância da banda de música da cidade, Banda Santa Cecília que acolhe adolescentes e jovens em sua formação, sua atuação em festas tradicionais do município e preservação da linguagem musical.
Destaquei a contribuição dos professores no meu processo formativo e a importância da cultura piedense na escolha da minha profissão.
Convidei a todos para as ações que acontecerão no estado do Rio de janeiro referentes ao terno de Congada e Moçambique. No Centro Cultural Fundação CSN, no dia 24 de setembro, às 14:30h ação educativa em parceria com IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus): 7ª Primavera dos Museus, cujo tema norteador é Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. No Sesc Rio - Unidade Barra Mansa, às 18:30h abertura da exposição Congada e Moçambique: um olhar sobre a cultura. A exposição é um recorte da festa da Congada e Moçambique de 2013 e percorrerá os 18 municípios atendidos pela Unidade Sesc.
Finalizei a conversa reforçando que o terno de Congada e Moçambique, a banda de música Banda Santa cecília e outros bens culturais são parte de nossa cultura e todos têm responsabilidade na sua preservação e na sua difusão.

Giane de Carvalho Menezes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.