Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Contação de História - Projeto de Leitura

Em ação conjunta, GDP 2011 e Projeto de Leitura para os 6º e 7º anos, foi realizado um momento de contação de estórias na Biblioteca Escolar Padre Antônio Mendes. A ação vem faz parete de um projeto que tem como objetivo incentivar os alunos a visitarem mais a biblioteca e usufruirem cada vez mais de seu rico acervo. Com enorme destreza, o professor de Língua Portuguesa e Literatura - Altair Sebastião de Sousa se transforma para poder entrar no mundo da imaginação e  levar consigo os alunos que participam do projeto. Era de encher os olhos ver os alunos entrarem neste mundo de alegria e magia. Num piscar de olhos, três histórias (extraídas de livros) foram contadas e, mesmos sentados no chão da biblioteca (desconfortáveis, mas à vontade) ao final, pediram para queo professor pudesse continuar, tamanha fatisfação em ouvír estórias tão fantásticas. 






2 comentários:

  1. UMA HISTÓRIA DE AMOR QUE CONTO AGORA...

    Contar histórias é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a se apaixonar... pelo livro... pela história... pela leitura. E tem gente que ainda duvida disso. Contar histórias é ser sim, um pouco bruxo, feiticeiro, encantador de olhares e corações. Contação de histórias é oração, pois as narrativas têm o poder de celebrar, de comungar. Altares são construídos sempre que se conta uma história. Interessante demais como as histórias tem o poder de agregar pessoas, que se ajuntam para ouvir. Cada pessoa encontrando nas entrelinhas das histórias o sentido que suas experiências de vida lhes permitem. O ofício que mais me dá prazer, pois me permite sonhar, naquele momento de contação, adentro com certeza, em outras dimensões. Meus últimos dez anos de existência têm sido misturados aos livros, histórias infantis e crianças com olhares de algodão doce e coração de maçã do amor. E momentos como esses revelados nas fotos acima, são com certeza inesquecíveis e inexplicáveis, pois tem um sentido que só quem vive a Contação de história sabe exprimir.Esse ofício com certeza deixa minha vida mais colorida e suave.Tão bom ser identificado nas ruas pelas crianças como o Contador de histórias!!! Cada gesto, cada pontuação, cada expressão no rosto, a hora certa de respirar, o tom de voz e as vozes dos personagens, sei que são o segredo do doce, chamado Contação de histórias e foram conquistados com prática e paixão.Ninguém ensina ninguém a contar histórias...acredito que nasce-se contador de histórias.Histórias são as mentiras mais deliciosas que nós contam ou contamos.Defino-me assim: cinquenta por cento de mim é história infantil, os outros cinquenta também.Descobri já alguns anos um baú que foi guardado em mim, por minha mãe e todos os dias ela guardava uma de jóias nesse baú e me pedia segredo e muito cuidado, pois eram jóias de família...histórias...e mais histórias, que meus avôs contavam para ela e ela contava para mim.

    Obrigado de verdade à escola Dr.Antônio Batista do Nascimento por acreditar na força redentora das histórias, da leitura, do livro, do texto. Obrigado por dividirem comigo todo esse ideal, que é acreditar na força e na capacidade do ser humano.

    Altair...

    ResponderExcluir
  2. Professor Altair,
    nós da Escola "Dr. Antônio" é que nós sentimos honrados por contar com pessoas como o senhor: que não deixa para o amanhã as terras que devem ser cultivads hoje e de ter o dom de encantar como educador.Parabéns!
    Anderson - Diretor

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.