Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quando as festas de formatura devem começar?

FORMATURA
Quando as festas de formatura devem começar? Descubra por que as celebrações de final de ano são importantes em todas as fases da vida escolar



18/10/2011 18:28

Texto Luciana Fleury Foto: Divulgação
As festas e as formaturas marcam o encerramento dos ciclos educacionais de crianças e jovens

Mais do que simples comemorações, as festas e as formaturas típicas do fim de ano, que marcam o encerramento dos ciclos educacionais, são "rituais" importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens. "É neste momento em que o estudante realmente se dá conta que ele deixará de conviver com alguns colegas, que não seguirão com ele, e que terá de se preparar para as várias novidades da fase seguinte", diz Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).

Para ela as comemorações têm três funções:

- a primeira é para o próprio aluno, por caracterizar o sucesso obtido ao vencer uma etapa na formação;

- a segunda é válida para a família, que tem reconhecido o esforço no apoio ao estudante;

- e, finalmente, ajuda na necessária elaboração mental das mudanças que virão como o próximo ciclo.

A família deve valorizar, estar presente e estimular a participação de seus filhos nas atividades que fazem parte destas celebrações, como festas de encerramento, apresentações, viagens e passeios. Vale lembrar que, muitas vezes, as festividades de encerramento, especialmente as das crianças menores, envolvem apresentações, como coreografias, encenações teatrais, etc. É preciso respeitar caso a criança não se sinta inicialmente à vontade, especialmente as mais tímidas. Porém, os pais devem passar segurança, dizendo que ela é capaz de participar com os demais e mostrar o quanto gostariam de vê-la fazendo parte da festa.

A presença da família nas comemorações é parte fundamental para a valorização deste momento e todos, avós, avôs, tios, tias, madrinhas, devem prestigiar, sempre que possível. Por isso, as festividades devem ser prioridade na agenda. E é preciso, também, respeitar a forma como a família se encontra estruturada. Para a criança, é importante contar com o pai e mãe na plateia. Mas padrastos e madrastas, por exemplo, também podem estar envolvidos. "Especialmente se tiveram um papel relevante na etapa de aprendizado. Por exemplo, se é a madrasta quem leva a criança para a escola ou se é o namorado da mãe que ajuda na lição de casa. Não se deve excluir quem está no contexto nem incluir de maneira forçada que não teve nenhuma presença anterior no dia a dia escolar", defende Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).

Fim do Ensino Fundamental 2

O fim do ciclo do Ensino Fundamental recebe agora, mais importância. Festas e até mesmo viagens com a classe são programadas. "É importante permitir a participação, muitas vezes é a primeira viagem a lazer com a turma de amigos e essa experiência envolve vários aspectos de comportamentos sociais", comenta Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).

Ela comenta, no entanto, que é preciso estar atento à forma como a viagem é organizada. "Cada vez mais esta atribuição é terceirizada, sendo repassada para empresas especializadas, que não têm compromisso como o calendário escolar - e podem marcar o passeio em datas de atividades pedagógicas importantes", diz Quézia. Outro aspecto disso é que as escolas acabam não mais se responsabilizando pelo tema, o que gera um maior cuidado na escolha da empresa prestadora. Há também a questão de orçamento para todas as festividades previstas (que às vezes envolvem colação, baile e viagem) e que devem estar de acordo com a capacidade financeira da família.

Fim do Ensino Médio

Nesta fase os pais têm menos influência sobre a decisão de participação dos filhos nas festividades promovidas pela escola, porém, geralmente a maioria dos alunos se envolve bastante. "Há até iniciativas para arrecadação de fundos para a festa, o que resulta em aprendizados como organização, trabalho em equipe, etc", afirma Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia). Alguns alunos, no entanto, demonstram mais preocupação com a entrada no Ensino Superior e podem deixar esta questão para segundo plano.Fim do Ensino Superior

Como ajudar a manter contato?

O fim de alguns ciclos pode representar a perda da convivência com alguns amigos, pela mudança de escola ou de turno. Os pais podem - e devem - estimular a manutenção de contatos. "Sugerir que a criança telefone para os amigos, convidá-los para ir assistir um filme em casa, enfim, fortalecer os elos de amizade é algo interessante a se fazer, especialmente nos dias atuais, em que tudo parece ser descartável. É preciso mostrar que as amizades podem ser mantidas e devem ser cuidadas", comenta Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia)..

Apesar das facilidades de contato trazidas com as redes sociais, a presidente da ABPp, recomenda que este acesso seja supervisionado pelos pais, que devem saber com quem seus filhos conversam e qual o tipo de conversa estabelece nestes ambientes, mantendo o limite da privacidade das crianças. "O ideal é proporcionar o contato presencial, sempre que possível".




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XXV FESTIVAL DA CANÇÃO

Dentro das festividades do 3º ano do evento CIDADE EM AÇÃO, PIEDADE NO CORAÇÃO, foi realizado o 25º FESTIPOP, idealizado e organizado por profissionais da "Dr. Antônio". Desde de 2010 o evento é realizado na praça. Aproveitamos para agradecer a Prefeitura e Câmara Municipal e o Conselho do Património Artístico e Cultural de Piedade do Rio Grande, que patrocinou o festival.
Como sempre sucesso na praça, sorriso e satisfação nos rostos do público.












quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Percussão - Alunos GDPeas faz sua primeira apresentação.

(em construção)
Dentro das atividades do evento Cidade em Ação, Piedade no Coração, alunos do grupo de percussão GDPeas 2011, faz sua primeira apresentação.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JEDA 2011

Como sempre, garra e superação é marca registrada dos alunos-atletas "Dr. António". Este ano não foi diferente. Com muito suor na camisa, alunos e alunas brilharam em quadra mostrando muita técnica e levando a torcida ao delírio. O JEDA (Jogos Escolares 'Dr. Antônio")  fecha o ano esportivo com chave de ouro em nossa escola e serve como referência para selecionar os alunos que nos representarão nos jogos regionais em 2012.










segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Grupo Teatral CENARTE

Grupo premiado de teatro, CENARTE, sob a direção de Fábio Sena, realiza duas peças teatrais na escola "Dr. Antônio" através do projeto Peas.

Grupo CENARTE - Pátio da Escola "Dr. Antônio"
Vencedor de vários prêmios, o espetáculo será apresentado em mais um festival de teatro. O X Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (Face) é o maior e mais tradicional festival de teatro amador do interior de Minas Gerais e reúne dezenas de grupos de vários Estados, segundo Fábio Sena, diretor do grupo.