Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Redação escolhida 5ª e 6ª séries

Redação escolhida pelos professores entre as 5ª e 6ª séries ( A–B e C)

Programa: Semeando

Tema: Ética, cidadania e Meio Ambiente.





Título: Eu amo a vida eu amo a natureza

Certa noite tive um sonho, super estranho, um sonho em que parecia que o mundo iria acabar. Contarei um pouco deste sonho a todos vocês.
Tudo começou em uma manhã. Acordei, tomei café, mas havia alguma coisa estranha. O Sol naquela manhã não apareceu, mas o tempo não estava chuvoso nem nublado. O céu estava escuro, o mundo sem vida alegre e colorida. Naquele momento, esfreguei os olhos, abri a janela e vi aquela manhã triste, toda preta e branca, me deu um nó na garganta e fiquei sem palavras.
De repente, uma luz surgiu do céu escuro, e uma carta desceu até às minhas mãos. Eu abri a carta e comecei a ler. Nela estava escrito um aviso assustador, bem assim: Você tem ética? Você teve cidadania? E respeito ao meio ambiente?
Foi nesta hora que veio um pensamento comprometedor, um pensamento que acho que todos deveriam ter.
Pensei: ética eu tive, cidadania também, mas será que respeito ao meio ambiente eu tive?
Aí uma voz saiu daquela luz:
_ Se você teve ética, cidadania, e sabe o que é isto, você teve respeito ao meu ambiente sim!
Então a carta e a luz desapareceram, e eu... Apareci em uma praia, e na areia estava escrito: Quando o homem faz sua parte a natureza agradece e em baixo desta frase estava escrito: escolha. Sua vida ou o meio ambiente e a vida na terra de volta. Eu escolhi a segunda alternativa. Então a vida na terra voltou e eu...
Quando ia saber o que aconteceria comigo eu acordei. Decidida a lutar com todas as minhas garras para que todas as gerações tenham ÉTICA, CIDADANIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.
Porque a nossa vida é o meio ambiente, por isso eu amo a vida como a natureza e a mim mesma.

Laura Silva Teixeira – 6ª série C










Redação escolhida entre as 7ª e 8ª séries

Programa : Semeando

Tema: Ética, Cidadania e meio Ambiente






Título: SEMEAR É: Plantar alegria e colher felicidade

Faça do mundo ao seu redor um jardim florido e perfumado onde o perfume é para todos, mas a beleza somente para quem merece.
Nunca tente mudar o mundo se ainda não mudou a si mesmo. Faça as coisas de modo a não prejudicar nem a você nem a ninguém.
Preserve a natureza que é o bem mais precioso que temos na terra, nosso jardim florido!
Cuide dele, pois se você arrancar uma flor estará tirando felicidade de três seres vivos:
da flor, da borboleta que a colore, e da abelha que tira o néctar para fazer o mel.
Seja cidadão, não pense que para o gari ter trabalho você tem que sujar a rua. Se você acaba com um pedaço que for da natureza pode ter certeza que um dia um pedaço de você também irá morrer, porque só vivemos quando há: limpeza, higiene, principalmente perfume e beleza.
Quem ama cuida, quem cuida protege, quem protege tem futuro, quem quer futuro, luta por ele.
Plante semente doce para não fazer colheita amarga.
Faça sua parte e lembre-se: um coração bom muda a face da Terra.
Preserve a natureza, pois não existem nem existirão cópias.


Aluna: Mayara Ferreira Andrade - 7ª A

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Trabalho de alunos publicado no MEC


Chamo-me Larissa Júlia Reis Vieira, estou cursando o 3°ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Antônio Batista do Nascimento na cidade Piedade do Rio Grande MG.
A pedido do meu professor de história José Paulo, realizamos um trabalho referente ao livro “Congada e Moçambique: Passos da Folia e da Fé”, escrita pela filha da terra Giane Carvalho.
O objetivo do trabalho era apenas uma síntese do livro já citado, mas gostamos tanto que resolvemos explorar mais sobre a história de nossa cultura e então aprofundarmos nossos estudos. O resultado foi uma animação super moderna desse projeto que foi realizado da seguinte forma:
Colhemos entrevista da ex- presidente da Congada e Moçambique, Francisca de Assis Braga, o que nos ajudou muito, falando de assuntos sobre os quais não tínhamos conhecimento.
Outra grande ajuda foi através de algumas fontes extras, cedidas pelo fotógrafo Rui Ernani Teixeira, que nos forneceu imagens e vídeos, que mostram a evolução da Congada até os dias atuais.
Então com todo esse material colhido, montamos um vídeo retratando toda a história da Congada, também divulgado no site do Mec e também no You Tube.
Pretendemos realizar outros projetos como esse, para valorizarmos ainda mais a história de nossa cidade.


GRUPO: Amanda, Lazaro Henrique, Larissa, Ovídio Reinaldo e Raonni.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Projeto Semeando 2008

Este é mais um projeto implantado em nossa escola

O Programa Semeando é uma iniciativa pioneira da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG e do SENAR MINAS que pretende proporcionar às crianças e aos educadores uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento sustentável.
O Programa também visa mostrar que os modos de vida rural e urbano possuem inúmeras e importantes inter-relações. Que a agropecuária, quando bem conduzida, oferece ótimas condições de vida, alimentando a humanidade e ao mesmo tempo protegendo o meio ambiente, do qual é estreitamente dependente.Todo o conteúdo do Programa Semeando é desenvolvido de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s/MEC), o Programa de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais, as ações da Agenda 21 e o Projeto do Milênio das Nações Unidas 2005.

Objetivo
O objetivo do Programa Semeando é conduzir ações educativas nas escolas, para desenvolver o entendimento e a compreensão das relações entre o campo, a cidade e o meio ambiente, dentro de um contexto de cidadania e qualidade de vida.
Público
Alunos do Ensino Público Fundamental, urbano e rural, e seus professores.
Etapas da Execução
Adesão do município ou escola ao Programa
Envio dos livros e demais materiais para as escolas
Desenvolvimento das atividades nas escolas
Concursos de Desenho, Redação e Melhores Experiências Pedagógicas
Solenidade de Premiação
Lançamento do novo tema
Ferramentas de Trabalho
Livros de história, revista, cartaz, lápis, roteiro e livro do professor são alguns dos materiais disponibilizados pelo Programa a alunos e professores participantes. A cada ano, um novo tema é oferecido.
Nossos colaboradores
O Programa conta com o apoio efetivo das Secretarias Estaduais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Prefeituras Municipais, Sindicatos dos Produtores Rurais e outras entidades públicas e privadas.
Saiba mais clicando: http://www.senarminas.org.br/

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

XXIV Festival da Canção


Vem aí mais grande evento da E.E. "Dr. Antônio Batista do Nascimento".

XXIV - Festipop. Dia 22 de novembro.

Local e Premiação: a definir

Inscrições e informações: a partir do dia 20 de outubro na Secretaria da escola
ou pelo telefone (32) 3335-1195

O que é "Escola Referência"?

Escolas-Referência: Qualidade e tradição.

É freqüente ouvirmos falar de uma época em que as escolas públicas eram disputadas pela boa qualidade do ensino que ofereciam. O projeto Escolas-Referência está resgatando a qualidade e a tradição das escolas estaduais no atual contexto, em que o grande desafio é tornar as escolas bem sucedidas na formação de todos os alunos que procuram a rede pública, e não apenas de uma elite que a freqüentava há poucas décadas.
O Escolas-Referência é um exemplo bem sucedido de projeto com foco bem definido. As escolas participantes têm o reconhecimento da comunidade em que atuam.

São 223 escolas que foram escolhidas entre as 350 maiores e mais tradicionais de Minas. Essas escolas reúnem mais de 350 mil alunos e estão distribuídas em 106 municípios, onde se concentram 65% da população do Estado. O processo de seleção das escolas foi concorrencial. Venceram as escolas que apresentaram os melhores projetos e o maior percentual de envolvimento dos educadores. Cada escola escolheu uma associada para compartilhar os benefícios do projeto, as boas idéias e práticas educativas para multiplicar os resultados. O projeto contribui para a melhoria da qualidade do ensino médio, já que a grande maioria das escolas participantes oferece este nível de ensino.
Dados estatísticos:
Projeto Escolas-Referência
Ano de implantação: 2004
Número de municípios (abrangendo 65% da população de Minas): 106
Número de escolas: 223 (entre todas as escolas do Estado de Minas Gerais)
Escolas associadas: 223
Educadores envolvidos: 11 mil
Total de alunos beneficiados: 359.802

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

José Murilo de Carvalho



José Murilo de Carvalho (Piedade do Rio Grande, 8 de setembro de 1939) é um historiador brasileiro, membro desde 2005 da Academia Brasileira de Letras. Junto com o jurista e professor Celso Lafer, é o único brasileiro a ser membro dessa Academia e também da Academia Brasileira de Ciências.
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e do IUPERJ por vinte anos, é também professor titular de História do Brasil no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Livros publicados:
- A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória. Rio de Janeiro: FINEP/Cia Editora Nacional, 1978. 2ª edição, UFMG, 2002.
- A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
- Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. Prêmio melhor livro em ciências sociais de 1987 da ANPOCS.
- Teatro de sombras: a política imperial. São Paulo: Edições Vértice, 1988.
- A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Prêmio Banorte de Cultura Brasileira. Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
- Un théâtre d'ombres: La politique impériale au Brésil. Paris: Maison des Sciences de l’Homme, 1990.
- A monarquia brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1993.
- Desenvolvimiento de la ciudadania en Brasil. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
- Pontos e bordados. Escritos de História e Política. Editora UFMG.
- Dom Pedro II, São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- Histórias que a Cecília contava, Editora UFMG, 2008.
- Escreveu ainda sobre Bernardo Pereira de Vasconcelos e sobre o Visconde do Uruguai, Paulino José Soares de Sousa (1807 - 1866), líder do Partido Conservador nas décadas de 1840 e 50.

Formatura - 3º Ano 2008 - Dia 27/12/2008

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza nós do 3º ano 2008, somos um dos merecedores desse sucesso.
Que a alegria de nossa formatura fique para sempre nessa querida escola, para que a felicidade também contagie aqueles que da sua profissão se beneficiarem. A nossa conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes,sempre apontando para um futuro muito luminoso. Por acreditar que este dia chegaria, nos esforçamos e buscamos a cada dia o nosso sonho.
Merecidamente vencemos, e hoje os aplausos são todos para todos! Os que alcançamos hoje é uma pequena parte do que ainda podemos conquistar com o nosso talento. O talento, a força de vontade e a persistência nos trouxeram até aqui. Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.
Aluno: Ovídio Reinaldes Fernandes

Oficina de Teatro e Dança de Salão - Projeto Agita Galera



Eu, Ovídio Reinaldo R. Fernandes, posso dizer que o projeto foi muito bom, trouxe a nós alunos momentos de lazer, esporte e educação.


Tive o prazer de monitorar uma oficina de Teatro e Dança de Salão, juntamente com meus colegas Lázaro, Ícaro, Jéssica e Taiane, que envolveu mais de 150 alunos da escola, todos com um só interesse: participar.